terça-feira, 6 de abril de 2010

O Atlas Framework

Visão Geral:

O Atlas é um framework desenvolvido pela Microsoft baseado na tecnologia AJAX. Ele surgiu juntamente com o ASP.net 2.0 e tem como principal objetivo integrar scripts do cliente com o Asp.net do servidor.
O framework oferece uma API de desenvolvimento baseado em JavaScript. A programação é feita utilizando recursos de orientação a objetos e bastante similar a sintaxe utilizada no Framework .Net.
Com o uso do Atlas as páginas web ganharam novos recursos, até então possíveis somente em aplicações desktop. A API oferece componentes que aumentam a interatividade do site, tais como o comportamento de arrastar e soltar algum objeto, adicionar sombra a algum elemento, entre outros.
Hoje em dia, a maioria dos browsers, principalmente os mais usados, suportam o Atlas, evitando problemas de compatibilidade que tanto incomodavam os desenvolvedores.

Conceitos Técnicos:

No Ajax, os desenvolvedores podem criar códigos onde os clientes fazem chamadas assíncronas ao servidor, por meio do objeto XMLHttpRequest. Para realizar a conexão o XMLHttpRequest possui um objeto Proxy, que envia e recebe os dados servidor.
Soluções AJAX utilizam, além do JavaScript, outras tecnologias. Dentre elas o DOM ( Document Object Model ) que expõe os objetos de uma página, possibilitando o acesso a cada um seguindo um padrão ( Documentos, Janelas, ... ) e o DHTML (Dynamic HTML) que é uma extensão HTML que permite uma página Web ser modificada dinamicamente na própria máquina, sem a necessidade de novos acessos ao servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário